Liebe ist für alle da


Acabou-se o que era doce. Terminou a Copa 2014 e, falando por mim que já assisti a 5 Copas do Mundo, essa foi mesmo (quanta ironia) a Copa das Copas. Gols, emoção, futebol quase sempre bom de se ver, grande atmosfera, grandes gols e grandes jogadores, goleada massacrante e histórica e um vencedor mais que justo. Juntei alguns pontos positivos e negativos não relacionados ao desempenho em campo:

Ale campea POSITIVOS

A “emoção” do hino: belas demonstrações especialmente nos hinos sulamericanos, cantados a capela ou cantarolados, no caso do Argentino. (Apesar dos hinos sulamericanos serem um destaque, para mim nada consegue superar esse aqui)

Tecnologia: finalmente o uso da tecnologia a favor do futebol. Foi pouco se analisarmos o quanto pode ser incorporado, mas já é um começo. O único gol que gerou dúvidas durante toda a copa foi aquele da França na 1ª fase. Pelo menos em competições grandes não teremos mais marcações bizarras como aquela da Alemanha contra a Inglaterra em 2010.

Spray: não considero o acessório como tecnologia. Foi bem vê-lo incorporado ao cotidiano do mundo do futebol.

Gols: depois de termos uma campeã com o pior ataque da história tivemos gols de sobra nesse torneio. Um alívio pra quem esperava jogos retrancados, seleções jogando somente em contra ataques e muitos 0x0.

Belos estádios e atmosfera: eu sei que eles custaram muito mais que o previsto e que boa parte se tornarão elefantes brancos a partir de agora, mas não podemos negar que, com uma ou outra exceção, os estádios ficaram lindos. E a atmosfera na maior parte dos jogos foi sensacional, sem aquelas terríveis vuvuzelas ou caxirolas.

Alemanha: em todos os sentidos, não só dentro de campo. Pode-se dizer que a Alemanha foi o time mais envolto na Copa em todos os sentidos. Não se trancou numa redoma de ego e antipatia como outras seleções, pelo contrário, viveu o Brasil como nem mesmo o Brasil viveu. Merecidos campeões em tudo.

 NEGATIVOS

A “emoção” do hino e o marquetingue furado da seleção: sim, o hino a capela é destaque positivo mas a emoção exagerada dada ao nosso símbolo pelos jogadores dentro de campo foi digna de pena. O choro, a entrada de mãos nas costas dos outros, a camisa do Neymar no jogo contra a Alemanha, as frases feitas e jogadas de marketing que permearam a Seleção e principalmente os nossos principais jogadores são dignas de nojo. Dani Alves, DLuiz, TSilva e Neymar são os campeões no quesito falsidade.

A falta de repertório da nossa torcida: O tal “brasileiro com muito orgulho e muito amor” reinou absoluto apesar de tentativas de que a nossa torcida variasse os seus cânticos durante o torneio. Nem “Brasil, Brasil” foi mais entoado do que esse melô chato. Apenas uma constatação de que a maior parte da torcida que acompanhou a copa nos estádios, especialmente nos jogos do Brasil, pouco acompanha ou entende de futebol nesse intervalo de 4 anos entre copas.

O lenga lenga dos árbitros: algo que me irritou profundamente. Sempre o árbitro, sem nenhuma exceção, dava uma dura pelo agarra agarra na área antes da cobrança de faltas ou escanteios mas nunca marcaram nada. Era só pra inglês ver mesmo.

Mordida: a mordida é destaque negativo tanto quanto a punição. Suarez ainda me consegue uma transferência gigantesca depois de ser queimado vivo pela imprensa (especialmente inglesa). Se ele vai encaixar no time do garoto-propaganda-de-tudo Neymar e do apático e genial Messi só saberemos após outubro.

Repórteres-musas: surgiu um sem igual de “repórteres” musas ou candidatas a musas, todas na tentativa, sem sucesso, de emplacar uma nova Larissa Riquelme. Não há problemas em elegermos musas, eu mesmo farei isso a seguir, mas o problema é que a vasta maioria dessas moçoilas NÃO são repórteres de formação. Dava pra serem só musas. Não precisava de serem “repórteres”. Por aqui tentaram enfiar uma repórter de verdade como musa mas não deu certo. Porque a referida não é nem uma excelente repórter e muito menos musa.

 ————————————————————————————————————–

Mais jovem a marcar em final de Copa desde 1966. E o primeiro reserva a ter essa honra.

E se…….

Ribery e Strootman não estivessem lesionados? Me pergunto isso pois ambas seleções ficaram devendo no momento decisivo e não podemos deixar de lembrar que os dois jogadores são cruciais para ambas equipes. Mas não vou me alongar no “E se”, porque senão ficarei aqui a tarde toda.

Cristiano Ronaldo mais uma vez se viu com problemas físicos e não conseguiu ajudar Portugal como era esperado. Deve ser frustrante ser um jogador tão bom tecnicamente mas se ver cercado de companheiros de qualidade dúbia quando o assunto é a sua seleção nacional. Muita gente questiona o fato de Messi ainda não ter uma Copa, podem ter certeza que o fato de Cronaldo provavelmente terminar sua carreira sem nenhum título importante a nível de seleções será algo que o perseguirá mais do que Messi.

 

Meu time: Neuer (ALE), Lahm (ALE), Mascherano (ARG), Hummels (ALE), Schweinsteiger (ALE), Kroos (ALE), James (COL), Messi (ARG), Robben (HOL), Mueller (ALE). Low (ALE).

Menções honrosas a: Navas (CRC), Garay (ARG), Blind (HOL), Benzema (FRA), Cuadrado (COL)

Melhor jogador: Robben Melhor Jovem: Pogba

musas copa

 

3 thoughts on “Liebe ist für alle da

  1. E sobre a musa que tentaram “empurrar” vc fala da Fernanda Gentil,né? Também nunca achei nada demais nela,nem é tão bonita assim mas acho que exageram já que ela aparecia “toda” hora na programação dela e esse excesso fez dela “musa”….

    • É ela mesma! Basta abrir o globo.com pra ver o tanto que tentaram empurrá-la goela abaixo. O que mais me deixa intrigado é que a própria Globo tem repórteres bem mais bonitas e principalmente competentes que ela.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s