Curtas


Liga dos Campeões

Como um jornal espanhol (alemão?) ironizou, a Bundesliga meteu 8 x 1 na poderosa La Liga. Pelo segundo ano consecutivo Barça e Real chegam as semi finais, criam toda uma expectativa de que poderiam se enfrentar numa épica final e podem ficar no meio do caminho a ver navios.

O Barcelona foi uma nulidade contra o Bayern. Se o time é tão bom, qual a necessidade de por um Messi completamente sem ritmo em campo? Não seria o melhor time do mundo capaz de suprir a ausência dele?

As goleadas deixaram os alemães muito próximos de uma final inédita apenas com times da República de Weimar. O Borussia, que está a beira de um desmanche, pode coroar a sua dominância na Bundesliga com o tão sonhado bi europeu, sabendo que a chance de voltar ao topo da Europa é agora ou nunca.

E o Bayern, grande favorito ao título, pode deixar o “melhor técnico do mundo” numa situação incômoda. Guardiola pode chegar ao clube alemão tendo que manter a condição bávara de campeão da Liga, Copa e Europeu.

É esperar pra ver.

————————————————————————————

Seleção

Time desentrosado, emendado, com jogadores de qualidade duvidosa dos dois lados.

Fora a torcida mais chata do Brasil. É simplesmente ridículo ouvir vaias a um jogador porque ele joga no time rival. É tosco isso, algo infantil, que beira o retardamento. Tão idiota e provinciano que o áudio da Globo foi bruscamente reduzido após 5 minutos de jogo.

Gosto do Felipão. Afinal tinha só 13 anos quando o Brasil foi campeão do mundo e tenho simpatia pelo gaúcho. Mas, convenhamos, Felipão está atrasado.

É como se ele tivesse parado no tempo. Lá em 2002. Ainda tentando empregar métodos, táticas daquela época. Parece pouco tempo, mas o futebol evoluiu assustadoramente desde então. E me parece que ele ficou para trás. Preso em Yokohama.

Aliás, o futebol brasileiro parece estar preso dentro dos vestiários de Yokohama até hoje. Como muito bem analisou Paul Breitner em entrevista recente a ESPN, o futebol brasileiro parece parado no tempo, se vangloriando de seus 5 títulos e achando que aquelas 5 estrelinhas vão, por si só, impor respeito aos adversários.

Usamos conceitos arcaicos, taticamente e administrativamente. A seleção perdeu a sua identidade dentro do próprio Brasil. A geração pós 2002 e pré 2014, que deveria ser a base dessa seleção não se firmou. Muitos se perderam nos louros das vitórias de 2002 e posteriores até a campanha de 2006.

Se Felipão tem dúvidas em escalar a seleção hoje é porque Kaká, Ronaldinho e Adriano seriam os atuais líderes dessa seleção, caso vivêssemos num mundo perfeito. Ronaldinho nunca jogou o que sabe na seleção, Adriano se perdeu no meio do caminho e Kaka sofreu com contusões que minaram seu futebol inteligente e atlético.

Depender de Neymar para ser o grande jogador da seleção é covardia. Ele é jovem, ainda iludido com a fama e não tem experiência nem mesmo de vida para liderar nem mesmo um grupo de crianças sem ajuda de alguém.

Se o Brasil quiser ter chances de vencer a Copa do Mundo é melhor começar a rezar por um milagre.

————————————————————————

Neymar

Ele realmente não está nem ai. Embolsando no mínimo uns 2 milhões por mês, fazendo showzinho contra a Catanduvense, pegando todas as Neymarzetes….

Me digam em sã consciência por qual motivo o monstrengo estaria se importando com o tenebroso estado do futebol brasileiro? Ou com o fato de que ele recentemente só mostra o que sabe contra clubes terrivelmente ruins?

———————————————————————-

Copa

Um certo Gavião Bueno rasgou elogios a organização do amistoso e ao Novo Mineirão.

Pois me pergunto o quanto ele recebeu para dizer tanta patotada em rede nacional.

É simples demais isolar um estádio encravado numa zona altamente urbanizada e falar que ali, dentro do isolamento, as coisas são “como de primeiro mundo”. Aí fica fácil!

Vamos criar nossas crianças numa redoma de vidro, isoladas e protegidas de tudo, para que jamais peguem gripe, dengue e etc. Essa deve ser a solução.

A tal mobilidade urbana, em BH e em TODAS as sedes da Copa beiram o ridículo.

O trânsito ficou uma bagunça. Pra quem ia ao jogo estava realmente excelente! Para quem não tinha nada a ver com a pelada, uma desgraça!

Não temos condições hoje de prover um sistema de transporte público para nenhum dos estádios da Copa, em nenhuma sede.

Mais: é fácil colocar no tal caderno de encargos que vai se fazer isso, aquilo e aquilo mais e depois simplesmente excluir tal encargo do caderno. (Pode isso produção?) Sinceramente, que compromisso é esse? Em BH VÁRIAS das obras previstas para a Copa foram convenientemente excluídas porque simplesmente nunca sairiam do papel mesmo.

Mas quem liga? Na Copa vai ser feriado mesmo! Pelo menos aqui em Minas o governador PSDBista já colocou as datas dos jogos da Copa das Confederações como ponto facultativo em repartições públicas e feriado para as escolas.

Isso para assistir Taiti e Nigéria.

Olimpíadas

As Olimpíadas vão no mesmo caminho, direto ao ralo.O tal campo de golfe realmente será construído. Mais um legado importante para a cidade do RJ e o país como um todo.

http://esportes.terra.com.br/comite-anuncia-emissao-de-licencas-para-construcao-de-campo-de-golfe-para-2016,699a8a2ee314e310VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.html

Consolação

Que me perdoem os agraciados com mais essa bolsa, mas pra mim não tem o mínimo sentido dar dinheiro para quem nada fez por esse país.

Chega a ser curioso o fato de ver que a maioria dos campeões do mundo de 1974 pela Alemanha trabalham hoje como diretores, gerentes, olheiros dos clubes alemães, enquanto a maioria dos nossos campeões fazem bicos de projeto de comentaristas ou caíram no ostracismo.

http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2013/04/ministro-anuncia-premio-e-aposentadoria-campeoes-mundiais.html

6 thoughts on “Curtas

  1. É uma pena o inevitável desmonte do Borussia. Clube “pobre” não deveria fazer sucesso😛
    Mas o desempenho dos alemães deve servir de lição. Especialmente pra um ótimo time que acha que pode viver improvisando zagueiros. Pode funcionar, contra o Getafe. Não diante de equipes mais fortes.
    Outra lição é pra quem precisa enfrentar um time “dominante”. Covardia não dá resultado. É preciso “agredir”. Com inteligência.

    Sobre o LARGADO da Copa, escrevi algumas coisinhas no site. Mas não estou surpreso com nada. Essa é a Copa de um país que não consegue nem atender as necessidades básicas de sua população.

    No caso dessa obra pra olimpíada, prefiro chamar isso de campo de golPe. Igual tantas outras obras pro Pan e olimpíada. Gastam bilhões em obras, mas faltam equipamentos pros atletas. E os caras ainda querem resultado.

  2. (DENTRO DE CAMPO): Uma coisa que sempre achei sobre a Seleção, ainda mais depois de 1994, quando a CBF começou a “vender” a marca da equipe e jogando contra qualquer porcaria é que o Brasil só deveria jogar a cada 2 meses; assim poderia até fazer 2 jogos e ter uma semana de treino completa, para poder entrosar mais os jogadores. Quantidade de partidas não é qualidade certamente. Cada vez mais que o Brasil joga, mais o povo, que também gosta de criticar previamente qualquer jogada errada do time, fica com raiva. Acho que existe uma certa vontade de descontar na Seleção as frustrações gerais, mas a CBF não ajuda para melhorar o quadro, expondo muito a marca do time brasileiro, que deveria ser mais preservada.

    (FORA DE CAMPO): Incrível como nenhum político, de qualquer vertente, se posicionou claramente contra a Copa por aqui. Todos parecem gostar do oba-oba ao invés de se pensar que ela seria usada para mascarar um monte de problemas; a solução do transporte público já existe para a Copa e vai dar tudo certo, ela se chama FERIADO; nos dias de jogo cada cidade vai parar e tudo vai dar a impressão de que funciona perfeitamente, isso sem falar as obras dos estádios, em lugares de média de público ridícula. Parabéns pelo texto, reflete totalmente nossa realidade.

    Essa “aposentadoria” aos jogadores que ganharam a Copa do Mundo de Futebol (ou mesmo alguns que apenas passearam, pois ficaram mais tempo no banco) é mais um escárnio do nosso país. Ao invés da CBF dar dinheiro para esse pessoal, o governo tira dinheiro público para financiar isso. Até entendo que mereçam um reconhecimento (mesmo que alguns gastaram o que ganharam na época de jogador em objetivos nada nobres), mas que a CBF arque com isso. Além disso, porque só os campeões de futebol merecem esse pagamento? E as meninas que ganharam mundial de basquete, os caras do vôlei? Daqui a pouco vão dar $ para todo mundo que ganhou medalha de bronze na Olimpíada…

    Escrevi no Tevezona que até o Jornal Nacional teve de noticiar os problemas no entorno do Mineirão, tem coisas que não há como esconder. O largado da Copa será grande infelizmente.

    Será justa uma final alemã, se acontecer, pois o Borussia joga um ótimo futebol há 2 anos e o Bayern tem um time fortíssimo com ótima base. Base aliás foi o que salvou a Alemanha depois do fiasco do fim dos anos 90. Estruturaram melhor o futebol e claro tiveram a capacidade de pinçar talentos jovens.

  3. Só para ressaltar, pois tinha me esquecido: O Tostão foi um dos poucos (se não o único) que recusou essa grana oficial, parabéns à ele pela postura. Tudo bem que ele não precisa, mas pelo menos foi um com senso crítico e dignidade para se posicionar.

  4. Acho que o Marx não escreveu isso, mas vi muito comentarista esportivo criticando o técnico do Barça por ter escalado o Messi sem condições. Curiosamente nenhum havia reclamado quando ele entrou “baleado” e resolveu o jogo contra o PSG. Ô profissão maravilhosa, os caras sempre acertam e têm razão em tudo.

  5. O Carlos Alberto Torres fala umas batatadas também, mas vi que ele criticou a escalação de “meio” Messi. O Barcelona realmente arrisca demais nessa coisa de jogar sem zagueiro (só com o Piqué às vezes) e sem ter uma opção completa para decidir jogos mais intrincados; a solução que eles têm, que é o Villa, está mais no banco…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s