Jovens e aniversários


Em tempos de “pré temporada” acontecem aquelas histórias de sempre, negociações, compras, vendas, polêmicas, jogadores subindo, expectativa e etc.

E sempre tem a Copa São Paulo no meio disso tudo. E em tempos modernos a maioria dos times são formados por empresários ávidos por vender suas jovens estrelas.

E nessa toada temos jogadores alçados a patamares inimagináveis. Como uma nova joia do Santos que já tem uma multa de 50 milhões de euros.

Assim como o Lulinha tinha uma multa de 50 milhões de dólares. E deu no que deu.

O fato é que a imparcialidade hoje é, quase 100%, nula. O que tem de comentarista tentando vender jogador não está escrito. Basta um menino fazer uma jogada mais ou menos contra um time lá de Roraima (com todo o respeito), formado por meninos que jamais saíram de casa para que comecem os comentários: é craque, tem futuro, esse tem potencial, serviria no time principal….e por aí vai.

Bobagem. A Copinha é um torneio entre garotos. E leve em conta que são garotos de 18 ou menos. Até mesmo fisicamente eles ainda tem um longo caminho a percorrer.

E então os comentários desproporcionais e pretensiosos de alguns tomam proporções enormes na boca dos torcedores. E geram expectativas.

Aí o menino, vindo da base, entra no profissional com uma carga enorme sobre os ombros. Ainda mais nos times que tem um nome e estão mal. Nesses times os garotos sofrem.

Some o fato de que a maioria não tem uma base psicológica pra aguentar a fama. Pronto. A bomba relógio está montada e contando.

Mas cara pálida, isso sempre ocorreu, sempre houve uma Copinha.

Sim, claro. Mas lá nos idos de 1970 a idade era 21. E não passava jogos na TV. Aberta e fechada. E nem se gerava tanta expectativa como hoje. E os garotos não valiam tanto.

Se você é torcedor e espera que um garoto de 17 anos resolva todos os problemas do seu time num passe de mágica, desencane. Ou desligue a TV. E comece a pensar.

————————————————-

Uma coisa que ainda estou por entender é como um torcedor paga ingresso para assistir a uma partida amistosa de pré temporada e ainda sai reclamando do time, “pedindo jogador”, “cabeça de técnico” e o escambau.

O time está sem entrosamento e sem ritmo. E os jogadores entram em campo já pressionados, como se a partida valesse algo. E ainda tem vaia pra um monte de cara que está claramente sem condições de jogo.

O fato, real e duro, é que o torcedor só quer saber de ganhar e pronto. 90% das pessoas não entende de futebol, não entende de planejamento nem nada. Vão ao estádio e se acham no direito de cobrar uma vitória somente porque pagou ingresso. Muita gente nem sabe quem é o adversário.

E ainda exibe uma nota de R$5 todo indignado e chama o jogador de mercenário.

Vai no estádio é quem quer. E ninguém garante que seu time vá ganhar. É um jogo, o outro time também quer ganhar.

Pra mim esse tipo de torcedor que é trouxa.

—————————————-

Esse blog completou 1 ano nessa semana.

Obrigado a todos que leem, a quem não lê, a quem comenta e a quem não comenta.

Também já falei muita merda aqui. Muita mesmo, basta pesquisar um pouquinho….

Não esperava que fosse durar esse tempo todo! Mas até que empolguei. E nem faço muita publicidade. Ainda mais nos últimos tempos.

Fica aqui o meu  muito obrigado de coração a todos vocês!

2 thoughts on “Jovens e aniversários

  1. O negócio é fabricar ídolos, a mídia é conivente com isso em sua maioria, gosta de vender e desmontar candidatos a ídolos; e isso não chega a ser exclusividade daqui; lembra do “novo Messi” do Santos, Tiago Luis? O Marca da Espanha tentou vender isso lá em 2008; o moleque, pelo que eu me lembre, estava na Ponte Preta e no banco. Além disso existe a ação dos empresários (sendo que alguns também são jornalistas), dos dirigentes que “amam” os clubes, etc. E infelizmente a banda toca assim.

    Sobre os dirigentes muitos também não entendem de futebol e de planejamento, por isso muitas vezes um trabalho de pré-temporada depois de 3 meses, muito pela pressão da torcida como vc disse, além do amadorismo “vigente”.

    Parabéns pelo blog, continue com esse ótimo espaço de discussão sobre o esporte, abraço e tudo de melhor para você!

  2. Além disso tudo, a Copinha atual serve como um protótipo da nova Copa do Brasil. Enfiam clubes sem qualquer estrutura, só pra fazer volume e aí temos 10×0, 11×0, 8×1… Mas aí ninguém reclama. Só lembram do desnível quando falam dos estaduais. Tudo bem que na CB e Copinha os nanicos são eliminados numa semana, mas… O ponto principal é o baixíssimo nível desses clubes “amadores”.

    Parabéns pelos 12 meses e BOLA PRA FRENTE!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s