Jornalismo – Você está fazendo isso errado


Eu não costumo acompanhar jogos na Bandeirantes. Desprezo o José Ferreira Neto, vulgo crack. Ontem o meu desprezo só aumentou.

Zapeando entre a partida do Coritiba e Flamengo e Grêmio e Palmeiras, percebi que o Neto estava muito quieto. Demais. Falando pouquinho. Parei e fiquei um tempão na Band só para ver o que estava acontecendo. Demorou até acender aquela luzinha, esclarecendo o problema.

Pra quem não sabe o Corinthians estava jogando no mesmo horário. O indivíduo que se diz comentarista estava vendo a partida de seu time do coração. Enquanto o Luciano do Valle se virava narrando praticamente sozinho o jogo. Até que foi bom! Muito melhor que aqueles comentários intermináveis e sem sentido que o Neto faz.

Neto é desprezível. O desrespeito e falta de profissionalismo dele hoje só demonstram e comprovam isso. Pra fechar com chave de ouro, 15 minutos após o fim do jogo lá estava ele comentando no 3º tempo sobre o melhor em campo. Pra ele o Émerson, que deu x chutes, y dribles e z bolas na trave. Já o Júlio César só fez 3 defesas difíceis, uma aos x outra aos y e outra aos z minutos.

Nem pra fingir! Nem pra falar que tinha visto os melhores momentos! Neto comentava quando Luciano pedia e estava mesmo era vendo o jogo do Curintia.

E a culpa é dele? Não. Claro que não. A culpa é de quem contrata e mantém um “profissional” como o Neto em uma empresa. Mas não espere nada melhor da Band. Nada. Uma empresa presa nas cercanias de um bairro paulistano. O pessoal lá não consegue enxergar muito além do Morumbi. Ou do Itaquerão, melhor dizendo.

Desrespeito com o torcedor é mato.

——————————————————————————

Outra coisa que prova o quanto há uma grande parcela de jornalistas mesquinhos é a construção do Itaquerão.

Peladas de pedreiros, torcedores acompanhando a construção, o levantamento de uma pilastra, um tatu escavando ….tudo é notícia.

Andrés Sanchez espirra e é notícia.

Nada de lembrar de todas as polêmicas que cercaram a construção e a escolha do estádio para abertura da Copa. Ninguém mais lembra que tem dinheiro público sendo usado ali naquele estádio.

Agora tudo é festa. Porque aqui, aqui é Curintia mano!

—————————————————————————–

Não gostei e não entendi o UFC na Globo. Resumiram a mostrar apenas a luta principal na TV. Na Internet mostraram toda a noite, mas já estava sendo assim.

Galvão foi tenebroso. E berrou demais. Acho que desde 94 ele não berrava um “Acabou” tantas vezes e tão alto. Meu inconsciente até completou um “É Tetra!” a cada vez que ele berrava…🙂

E ainda soltou uma de suas, ao dizer que os Lakers, time da cidade vizinhas a Anaheim, joga no Forum. O ginásio foi demolido há mais de 10 anos. E o Staples Center, seu substituto, é uma das Arenas mais conhecidas dos EUA.

O que não entendi foi a Rede TV mantendo seu programa as 22:00. Não sei se prosseguirão com o programa mostrando lutas antigas, nem sei como é o contrato da Globo, mas ficou estranho.

E tem muita gente falando sobre o nome UFC Combate. Acho que é devido ao canal da Globo de lutas, que se chama combate. É redundante até, mas é marketingue né.

————————————————-

Pra encerrar o assunto RedeTV, fico com um destaque que venho esquecendo de dar aqui. É um programa estilo “Gol o Grande Momento”, ou “Grandes Momentos do Esporte”. Apresentado pelo Fernando Fontana, eles vem escorregando feio. Assisti a três programas e não teve nenhum em que não tenham pisado na bola nos comentários.

No primeiro eles mostraram um gol do Fernandes pelo Figueirense. E o Fontana completou: Fernandes, grande Fernandes, por onde anda hein? Ele ainda está lá cara pálida! Uma rápida pesquisa ou mesmo uma consultada em alguém que acompanhe o Brasileirão seriam suficientes pra não pagar mico.

Como esse foram mais uns 3. Isso fora que a “memória” da RedeTV não vai mais longe que 2001, o que, convenhamos, não é lá muito tempo.

O programa tá lá pra preencher o espaço entre o Inglês e o Italiano, uns 15 minutinhos.

E levando em conta a produção porca, não vai durar muito.

————————————————————-

Ouvi Botafogo e Vasco pela Rádio Globo. E não preciso dizer quem é Gérson né.

Pois é, ele é comentarista da rádio. Não gostei muito não. Pra falar a verdade não gostei nada. Muito lento, raciocínio óbvio….Posso ter ouvido ele num mau dia. Ou eu estava num mau dia. Sei lá, mas não gostei.

Nem sempre dá certo colocar ex-jogador pra comentar. Pra falar a verdade, os melhores comentaristas, de TV e rádio, não foram jogadores. Não basta ter sido um grande jogador, ou um jogador inteligente. Tem que ter desenvoltura, falar bem, organizar as ideias.

E não vale só pra jogador de futebol. Vale pra ex-nadador, ex-tenista, ex-basquetista.

————————————————————–

Não vi o jogo da seleção então não vou comentar.

E eu vou fazer umas previsões do Brasileirão, mas vou esperar a rodada desse meio de semana.

Aliás, disse que o Fluminense pra mim era o meu candidato ao título. E olha o que aprontaram! Como havia dito, não dá pra prever esse campeonato. Até o América, rebaixado a três rodadas, se virou e venceu 2 dos líderes.

4 thoughts on “Jornalismo – Você está fazendo isso errado

  1. Sorte sua que não viu o 3º Tempo e o Belas na Rede de aproximadamente 1 mês. Os jogos das 16h haviam encerrado, mas o Curintia jogava as 18h. O Neto e o Dotô Osmar, vidrados no monitor, narrando cada lance ou chute. Nem conseguiam olhar direito pra câmera. No Belas na Rede estava o Ronaldo, e eles fizeram até pior: botaram o monitor na frente dele, sendo focalizado por trás. E ele lá torcendo, gritando e fazendo caretas a cada lance. Mas lá é Curintia, mano. Os outros clubes que se lasquem!!!
    Isso me fez lembrar um programa da tv italiana, numa emissora que não transmite o calcio. Eles botam os monitores de costas pras câmeras e ficam uns caras narrando e comentando. Tudo sem imagem do jogo.

    O Gérson é meio enrolado mesmo. Na TV ele vive pegando um papel e marcando com a caneta: “aí esse jogador fecha pra cá, esse entra por lá, fica um espaço vazio aqui…” Só que ninguém vê o que ele rabisca lá e nada se entende.

    Sim, o Combate pode ter sido pra lembrar o canal Combate. Mas é uma BAIIIITA falta de criatividade.

    Me ferrei achando que o Fluminense iria atropelar. Agora eu acho que não acho mais nada😛

  2. Já vi esse programa da Itália que o Marco citou, é simplesmente patético; os caras torcem mesmo, tem um da Inter, um do Milan, Juventus…Sobre a mídia corinthana, penso que isso é ruim até para o prórpio time, que muitas vezes se perde nesse oba-oba e nas polêmicas que são causadas muitas vezes por nada. Infelizmente a maioria pensa e faz o jornalismo esportivo ser uma coisa menor na imprensa, o que é lamentável. Fazer o simples, mas bem feito seria o ideal, mas a maioria passa longe. Sobre o cidadão citado, eu passo.

    Sobre o Gérson: Ele gosta de analisar o “meio-campo” durante os jogos; ele não é um cara formal, mas pelo menos, mesmo sendo declaradamente Fluminense, ele não é desrespeitoso com os times adversários e usa a sua vivência no campo para comentar, mas não faz isso com ar de soberba. Gosto dele e faz falta na Bandeirantes.

    Sobre o programa da Rede TV: Tinham de pegar a idéia de programas de esporte deles e começar do zero, tudo de novo, simples assim.

    Sobre o Brasileiro: Penso que o Vasco tem um time melhor que o do do Corinthians, além de estar num ano que deu quase tudo certo; teoricamente tem mais chances mesmo tendo uma vitória a menos; o Figueirense, agora na vitrine, vai precisar mostrar frieza para ficar com uma vaga na Libertadores; o SP, pela tabela e pelos confrontos diretos dos adversários, ainda pode ficar com uma vaga na Libertadores tb. No rebaixamento, penso que os 4 de hoje serão os condenados.

    Desculpe-me pela ausência nas outras colunas, mas foi legal sua lembrança do Queen com a melhor música do pior álbum deles (Hot Space).

  3. Já vi esse programa na Itália, é tosco! E quando um time faz um gol eles fazem um escarcéu, coisa mais ridícula….
    E eu aposto no SP pra ficar com uma vaguinha na Libertas. Pra mim na frente de Botafogo e Flamengo.
    E valeu pela “Atitude” Alexandre, andava meio esquecido do bom e velho Sepultura…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s