2014 – Parte 1 – O Fiasco


Terminou a participação brasileira na Copa América. E de uma forma totalmente bizarra. Eu não me lembro de ver um time ou ajuntado perder 4 penaltis seguidos.

O primeiro “teste” pra 2014 fracassou. E foi um fracasso retumbante. Pior que qualquer um poderia imaginar. Porque jogar uma Copa América e só vencer um jogo é muito pouco.

Vou esmiuçar essa derrota. Mas sou igual ao Jason, vou por partes:

———————————————————-

A Eliminação

Não foi uma derrota para uma seleção melhor qualificada, ou então que estivesse treinando a mais tempo. Nem ao menos foi para uma seleção boa.

Todo mundo sabe que o melhor do Paraguai está nas arquibancadas.

Não me vanham dizer que o Paraguai é uma seleção boa, com bons jogadores. Fora Santa Cruz, que é, diga-se de passagem, de qualidade duvidosa, e de Lucas Barrios, que não jogou nada, quem mais é digno de nota na seleção paraguaia? Ninguém! Mesmo! Citem por favor 3 jogadores que seriam reservas da seleção brasileira. Não tem.

O Brasil dominou o jogo, isso é fato. Mas vem cá: o Paraguai empatou os três jogos que tinha disputado. Não venceu nada, nadicas. Nem o Equador. Nem a poderosa Venezuela.

O Paraguai “foi dominado” nos quatro jogos que fez. Esse é o jeito paraguaio de jogar. Sempre foi. Sempre será. Dizer que foi azar é uma desculpa esfarrapada que só serve pra aliviar a consciência.

O Brasil conseguiu passar 120 minutos sem marcar um gol na defesa paraguaia. Não estaria na hora de rever alguns conceitos? Será que essa história de jogar com 4 atacantes está certa? Se fosse simples assim, bastaria colocar 7,8 ou 9 atacantes em campo para bater em qualquer um.

Ainda mais quando se é o Brasil, né. Pentacampeão mundial. Contra um time que nunca ganhou nada. Nem purrinha.

——————————————-

Neymar e Ganso

Tem gente que demorou um ano pra descobrir. Dá vontade de rir. É aquele tipo de pessoa que fala pelos cotovelos, especialmente quando o SE entra em campo. SE Neymar e Ganso estivessem na Copa do Mundo…..lembram-se disso?

Quanto carisma....

O que aconteceu é o que sabia desde o ano passado. Esses dois monstrengos tem um potencial gigantesco. Podem se tornar grandes jogadores.

Mas, por enquanto, não passam de dois adolescentes deslumbrados. O pobre Neymar nem consegue formular uma frase sem a ajuda de um acessor. É burrinho…..

Mas tem um marketing por trás! Maior que o potencial de se tornar um grande jogador. Muito maior. É garoto propaganda, aparece em todo tipo de programa, faz sucesso com as “piriguetes”, é idolatrado pelos especialistas…..

E não consegue nem falar! Ambos tem um ego tão grande quanto o Oceano Pacífico.

Indo pra dentro do campo, o que interessa, é uma responsabilidade imensa jogar nos ombros de jogadores tão jovens e inexperientes o fardo de carregar uma seleção sem criatividade e paixão. Eles sentiram. Muito. Os dois.

Imagina se fosse uma Copa do Mundo hein? Só imaginem.

—————————————–

Convocação

André Santos. Elano. Robinho.Lucas Leiva. Fred. Robinho. Elias. Jádson. Robinho.

Critérios, por favor….Amiguinhos do Mano? Já vi isso antes….

Elano está velho. E já passou seu auge. Se é que teve.

Duvido que Mano assista algum jogo do Fenerbahce.

O Fred nem a torcida do Fluminense entendeu sua convocação.

Jádson! Elias! Seleção? Só se for da India, talvez do Marrocos!

Lucas Leiva. Lutou pra conseguir ser titular do Liverpool, onde brigou com o Poulsen (!) pela vaga!

E Robinho. Claro. Sempre ele. O novo Pelé. O homem que não faz gol pela seleção há um ano!

Neymar deveria se espelhar em Robinho para NÃO ser como ele. Alguém lembra do frenesi quando o Robinho estourou? Algo semelhante ao que temos com Neymar agora, não?

—————————————

Soberba

Isso quase sempre entra em campo junto com a seleção. As cinco estrelinhas ali no peito fazem um estrago….

Ainda mais quando se joga uma competição que não a Copa do Mundo.

Afinal, vencemos 4 das últimas 5 Copa América. As últimas duas em cima da Argentina. E com nosso time reserva!

Leve em conta todos os holofotes em cima dos monstrengos. E a máscara do Robinho. E a marra do Daniel Alves.

O gramado realmente foi um problema. Quando se joga de salto alto, qualquer gramado é um problema.

 

 

—————————————-

No fim, a queda

Junta tudo isso ai em cima. Mistura bastante, bata bem. Pronto. Essa mistureba foi o retrato da nossa seleção.

Uma seleção que tinha 2 estrelas ascendentes e uma decadente. Com uma soberba imensa o torneio inteiro.

Não venceu a frágil Venezuela; não venceu o medroso e fraquíssimo Paraguai; Duas vezes; Venceu apenas o ainda mais sofrível Equador.

Temos um treinador que ganhou um passe livre por um ano. Um treinador que é conhecido pelas suas retrancas, mas a quem foi dada a missão de montar um time jovem e ofensivo, para saciar as necessidades de uma massa que gosta de ganhar. Uma massa que não gosta de futebol, gosta é de comemorar.

Não temos um time jovem. Temos muitos jogadores que estarão em plena decadência física e técnica em 2014. E jovens que tem que amadurecer muito para assumir a responsabilidade de levar o Brasil a um título. Seja qual for.

A trégua com Mano acabou. Vai começar Já começou a chover críticas aos seus erros, recorrentes desde aquele amistoso contra os EUA.

A dependência de Ganso e Neymar. A insistência em nomes extremamente duvidosos. A ofensividade apenas teórica.

A incapacidade de vencer adversários minimamente qualificados.

Ano que vem tem Olimpíadas. Um torneio que Mano resolveu assumir.

Será que teremos André Santos, Fred e Elano? Vamos pagar pra ver?

7 thoughts on “2014 – Parte 1 – O Fiasco

  1. Brasil e Argentina ainda estão montando seus times e tem isso como “desculpa” para a eliminação precoce, mas penso que o que sobra em Uruguai e Paraguai falta nos 2 “gigantes” sul-americanos, que é a vontade de vencer, a abnegação tática e a disciplina, mesmo de seus jogadores mais conhecidos. No caso da Argentina ainda tem o fato da pressão psicológica de muito tempo sem título e no caso do Brasil, alguns erros dentro de campo (tirar Neymar e Ganso ao mesmo tempo na prorrogação, deixar Lucas Leiva e André Santos no time) e fora dele (livre acesso de presidentes de clubes e empresários por exemplo) fazem com que nem sempre a “amarelinha” jogue sozinha em campo.

    O Brasil há algum tempo não tem a superioridade que muitos ainda pensam que existe no futebol; está entre os melhores claro, mas não é tão absoluto assim; muito pelos motivos que você falou; discordo de algumas análises sobre jogadores: Acho o Elano bom, está mal fisicamente apenas; o Jadson não é tão ruim qto colocam, o problema é a relação dele com o empresário do treinador (agora ficou ainda mais queimado na Seleção, apesar de ter jogado razoavelmente o meio tempo que atuou). Mas concordo em relação à marra do time como um todo e na dúvida se o Mano é o cara para levar essa renovação adiante; está garantido até a Olimpíada (que é mais um capricho pessoal do RT que quer ser o presidente que ganhou o único título que falta…), mas depois se não levar o ouro, pode rodar.

  2. Vc tá 100% certo. Mas a mídia esportiva é aquele lixo que já sabemos. São os profetas do passado. Comentaristas de lances. Reis da obviedade.
    Mas confesso que ADOREI o fiasco. O futebol do time do Ricardo mereceu a lição. E é MUITO provável que tenhamos novo fiasco em 2014. Mesmo sabendo que o país sede SEMPRE tem algum apito amigo pra ajudar.
    Mas, como diz o Robinho “arantes do nascimento”: o negócio é levantar a cabeça, pensar em 2018, 2022, 2026, 2030…”

  3. Tb acho que o Hernanes deveria ter sido convocado, assim como o Marcelo e o Hulk; pelos nomes citados,aparece outro problema claro do Brasil hoje em dia: não temos um protagonista em grandes times da Europa; o Pato não é o cara do Milan, o Robinho, etc…

    Pode ser que tenhamos outro fracasso aqui sim, vejamos porém se teremos outra mãozinha amiga da arbitragem como em 2002…

    Como li em algum lugar; será que não temos periguetes (o termo que li era outro mais pesado.,..)melhores do que essas paraguaias? Com certeza sim…

  4. É isso ai, o Hulk e o Marcelo seriam titulares na minha seleção. E Hernanes também, mas com ressalvas. E mesmo se tivessem uma perna só, diga-se de passagem.
    A “renovação” pode ser uma desculpa, mas nada me tira da cabeça que somos MUITO melhores que qualquer outra seleção sulamericana. Claro, melhores tecnicamente. Porque, como vc disse, em disciplina, vontade e aplicação somos nota 1,5. E em soberba somos nota 10.

    Não sou lá muito fã da Larissa. Acho ela bonita. Mas não é meu tipo. Também não gostei muito das fotos dela pra Playboy. É daquelas que quando tira a roupa vc vê que não é lá tudo que parece.
    Agora o que surgiu de “p$%¨” nessa Copa América foi uma grandeza hein…me admira memo que não tenha aparecido nenhuma brasileira. Nenhuma mulher fruta da vida….

  5. MODERADO vc acha que so por q o brasil tem 5 estrelas vc pode falar o que quizer e como quizer das outras seleções, o paraguai nao pode ter jogadores cm nome como o brasil, mais pode ter certeza que cada un dos jogados morren pela camisa, se nao for na tecnica e na raça, tanto que e foram eles que chegaran a final seu troxa !!!
    Ja fais un tempão que o brasil vive de MUSEU, “5 ESTRELAS PRA CÁ E PRA LA ” PÁRA. Hoje en dia todo mundo sabe jogar futebol, nao ten essa e de Brasil Argentina, ate a venezuela chego na semi final e jogando bem !! TEMOS QUE COMEÇAR A RESPEITAR E ACEITAR QUE O BRASIL NAO E O ÚNICO QUE JOGA FUTEBOL ! todos tem un jeito de jogar, mais uma coisa e certa, todo mundo sabe jogar ! (TODOS ENTRAN PRA GANHAR – SE NAO FOR NA TECNICA E NA RAÇA MESMO !!)

    • Quem fez papel de trouxa foi voce meu caro. Lhe convido a reler o texto e, se conseguir entender, perceber a ironia que usei em alguns trechos e reler sobre a parte em que falei que o Brasil jogou com SOBERBA(sabe o que significa?) e os outros times com raca.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s