Copa do Brasil. Mesmo


Contra qualquer vidente, advinhão ou comentarista esportivo, temos uma semi final de Copa do Brasil simplesmente imprevisível.

Quem, em sã consciência esportiva, colocaria Coritiba, Avaí, Ceará e Vasco como os semi finalistas do torneio? Flamengo (do Gaúcho), São Paulo (de Rivaldo), Palmeiras (de Felipão) e Atlético (de Dorival) eram os “favoritos” para o caneco. Caíram todos vergonhosamente.

Não houve nenhuma eliminação que tenha sido “normal” desses quatro times. O Atlético foi pulverizado por um pobre, inocente e ridículo Grêmio falsificado. O Palmeiras foi humilhado pelo Coritiba. Humilhado, despedaçado e abandonado com uma dor de cabeça terrível por descobrir o quão dura é a realidade.

Ontem foi a vez do São Paulo. O clube modelo, exemplo de administração, gestão e etc, mas que vem descendo ladeira abaixo nesses quesitos, como vocês podem ler aqui. Incluo Rivaldo aí na lista de “erros” cometidos. Não creio que o pentacampeão poderia ter mudado o panorama da partida de ontem.O tempo de Rivaldo já passou, ele sabe disso. Só Juvenal Juvêncio que não percebeu.

Já o Flamengo de Luxemburgo também está tomando um choque de realidade. De 12000 volts. O time é fraco, Ronaldinho é uma lesma, Deivid já passou seu auge e Luxemburgo está tomando o mesmo caminho que fez com o Atlético na temporada passada. Venceu o estadual, sofreu uma eliminação nas quartas da Copa do Brasil e foi caindo aos poucos. Time fraco, jogadores de qualidade questionável, descontrole emocional…A história é a mesma. Será o desfecho igual?

Aos restantes, os louros

Logo que comecei o blog postei um artigo falando sobre o calvário do Vasco. De lá pra cá não mudou tanta coisa. O que aconteceu foi uma estabilidade com Ricardo Gomes no comando. O que ele fez eu não faço ideia, mas está dando certo por enquanto. Mas não nos esqueçamos que esses mesmos jogadores eram execrados pelos torcedores no início do carioca. Ninguém aprende a jogar futebol de uma hora pra outra. O Vasco é o único grande restante e não creio que esse “favoritismo” vá ajudar em nada.

Depois do início de temporada mais espetacular de um time brasileiro dos últimos anos o Coritiba chega as semifinais dividindo as atenções da mídia com o Vasco. O que pode ser péssimo. Escrevi aqui há pouco tempo que essa fase espetacular do Coxa era meio maquiada por adversários fracos. O que é verdade. O Palmeiras é um time fraco e sem conjunto.

E é justamente no conjunto que o Coritiba construiu essa equipe. Porque não há destaques individuais. O conjunto é bom, mas também não passa disso. Marcelo Oliveira é um treinador decente, profissional. A minha grande dúvida sobre o Coxa é quanta pressão eles vão conseguir aguentar. A fase espetacular gerou expectativas da mídia e da torcida. E o fato de enfrentar um clube médio na semifinal põe o favoritismo todo do lado coxa branca. E, por experiência própria, sei que Marcelo Oliveira tem problemas trabalhando sob pressão.

Já Avaí e Ceará foram longe demais. Não estou dizendo que são clubes ínfimos, sortudos. Mas nem mesmo os torcedores desses clubes acreditariam que iriam estar numa semi final. Mais ainda os torcedores do Avaí, que tropeçou demais no catarinense, onde sequer foi para  a final. A vitória sobre o São Paulo nas quartas dá um fôlego e uma esperança contra o Vasco, outro grande.

E o Ceará segue a mesma linha do Avaí. Com a diferença de terem sido campeões estaduais. O fato de serem clubes de locais sem tanta mídia influente os colocam na posição de azarões. E realmente são! Os quatro que estão nas semis são clubes grandes em seus estados, mas não podemos discutir a influência que o Vasco tem na mídia. E mesmo o Coritiba está mais nos holofotes que Avaí e Ceará.

Isso pode ser prejudicial para os dois favoritos. Alguns já apotam uma final entre Vasco e Coritiba. Eu prefiro não arriscar.

Afinal, já vi o Santo André e o Paulista vencerem esse torneio. Porque o Ceará não pode ser campeão?

One thought on “Copa do Brasil. Mesmo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s