Sobre Estaduais e algo mais


Bom, nesse fim de semana que passou tivemos os primeiros jogos das finais dos estaduais. Se no RJ e PR as coisas já estão definidas, todos os resultados dos outros principais campeonatos deixaram tudo aberto.

E aqui vai um “adendo”. Estamos em maio, os estaduais terminarão em mais 5 dias e finalmente o Brasileirão começará.

E é aí que começam as falhas do nosso calendário. O Botafogo por exemplo, estará a praticamente um mês sem atuar em jogos oficiais. O Santos estará no meio de uma maratona. Os outros finalistas não terão descanso, enquanto seus rivais estaduais terão recarregado as baterias enquanto eles se degladiavam por um troféu que….não vale bulhufas!

O Marco, do Tevezona, citou minha opinião num post sobre os estaduais. Realmente há muita controvérsia quanto a importância deses torneios.

Sei da tradição, da importância para os clubes dos centros mais afastados e etc. Mas nada nesse mundo me convence que esses torneios deveriam ser diputados por clubes “grandes”. Não me venham também dizer que os jogos contra os grandes são a única fonte de renda dos pequenos, a salvação da lavoura. Como o São Caetano sobrevive até hoje? Se isso fosse verdade, o Rio Branco de Andradas não teria sido extinto após chegar a sua única semi final de Mineiro e mandar os dois jogos no Mineirão, com mais torcedores presentes do que toda a cidade de Andradas.

Tinha dado uma de “polvo” aqui. O Marco também deu o pitaco dele. Bom, como está tudo aberto, ainda podemos acertar todos os resultados….

Na verdade não acompanhei nenhum jogo, mas o único resultado que me surpreendeu foi o empate do Vitória contra o Bahia genérico. A vitória do Atlético não me surpreendeu nenhum pouco, apesar de que apostei no Cruzeiro. O time azul joga por uma vitória simples.

Em São Paulo o Santos sofreu um golpe violento com a contusão do Ganso. Apostei no Corinthians. E agora creio mais que nunca que o time de Liédson é o favorito. Apesar do jogo na Vila, apesar de Neymar.

———————————————————————————–

Abro um parênteses para falar do Internacional. Derrotado em casa pelo Grêmio depois de ter sido eliminado, em casa, pelo Peñarol. E já ouvi inúmeras conversas sobre Falcão ser um melhor comentarista do que treinador. E ouvi isso de torcedores do Inter.

A questão é que Falcão tem uma ótima argumentação, é inteligente, conhece muito de futebol. Mas nunca achei que comentaristas (como ele, Júnior, Caio Ribeiro, Ronaldo…) fossem se dar bem como treinadores. Júnior e Falcão já estiveram no comando de alguns clubes e o resultado não foi nada empolgante.

E agora Falcão está com problemas novamente. O Inter pode vencer o Grêmio no Olímpico sim, é perfeitamente possível. Mas isso porque o time do Inter é muito melhor que o do Grêmio. O elenco do Inter é caro, muito caro. Tem jogadores rodados, experientes, de seleção (ões).

Falcão não tem cacoete de treinador. Pelo menos não para mim.

———————————————————————————

Por falar em treinador, a carreira do lendário Phil Jackson chegou ao fim. Se a derrota por 4×0 na série melhor de 7 jogos não foi o fim que ninguém esperava para o treinador, lembremos que ele venceu impressionantes 11 títulos, 6 com o Chicago Bulls e 5 com o LA Lakers, fora os dois títulos como jogador dos Knicks. Lenda.

Por falar em NBA, as séries Atlanta x Chicago e Memphis x Oklahoma estão equilibradas. Mas nao era pra ser assim!

O Atlanta engrossou o caldo contra um time muito superior. O Chicago está sentindo o peso de serem favoritos. Terão que descobrir como lidar com isso antes de um provável encontro contra o Miami Heat, que tem jogadores muito mais experientes.

Já o Memphis continua sua saga impressionante. O Oklahoma pode não ter tradição na NBA (até por ser uma franquia recente) mas o Memphis está indo muito além do que qualquer um poderia prever. Kevin Durant e Russel Westbrook estão tendo trabalho para segurar Zach Randolph e companhia.

Mas não creio que haverão surpresas nas finais. Cravo Miami contra Chicago no Leste e Dallas contra Oklahoma no Oeste.

2 thoughts on “Sobre Estaduais e algo mais

  1. Não sou um grande fã do Luciano do Valle mas, no programa dele (e esposa) na Band RS, ele falou um negócio que concordo: O Falcão é muito “bonzinho” pra ser técnico de futebol. Ou educado demais. Ele precisaria de ter um Renato Gaúcho ao lado pra hora da confusão. Ainda mais com as “cobras” que existem no Beira-Rio. Se o Inter perder domingo não é tanto culpa dele, mas das cobras. O erro dele talvez seja deixar as cobras soltas😆

  2. O Botafogo ganhou um mês EXTRA de férias. E, conhecendo bem certos clubes, ele não conseguirá tirar 0,1% de vantagem disso. Talvez aconteça o efeito contrário e ele entre sem o ritmo de competição de, por exemplo, um Corinthians.
    Pois é, pode acontecer exatamente isso. E o Botafogo pega ritmo durante o Brasileirão e o Corinthians se cansa….enfim, seria melhor começar todos juntos, como na vasta maioria do mundo.
    Tenho uma teoria de que o time que vence o estadual geralmente se dá mal no início do Brasileirão. Pelo menos acontece isso com o Atlético.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s