SeleMano, NBA e Iron


Ainda é cedo, mas gostaria de ressaltar alguns pontos na seleção brasileira. O primeiro deles é que Mano ainda está em lua de mel com a imprensa.

Qualquer que seja a escalação, as substituições, as declarações, nada ainda incomoda ao grosso da nossa imprensa esportiva. Vamos ao que eu destaco desse amistoso no estádio da seleção, a Arena do Arsenal (segundo Galvão).

Primeiro: pra que convocar David Luiz e Henrique? Quer dizer, David Luiz eu até entendo, estava em Londres mesmo. Mas pra que levar um jogador como Henrique, que nunca jogou pela seleção pra ficar no banco? Coloca o cabra pra jogar!

Segundo: a tal renovação passa pelos nomes de Lucio, Elano e André Santos? Claro, Elano está em boa fase, mas lembremos, é o Campeonato Paulista. E Elano terá 33 anos em 2014. Lucio é um dos melhores zagueiros da última década? Sim. Mas terá 36 anos em 2014. Estará em condições técnicas de disputar a Copa? Duvido. E André Santos? Porque ele ainda figura na lista de convocados, é um mistério, pelo menos para mim.

Terceiro: nomes como Luisão, André Santos (de novo), Lucas Leiva, Jádson e  Jonas são, no mínimo, duvidosos. Podem ser bons jogadores, mas não considero nenhum deles no nível da seleção. A tal boa fase, o momento, que tanto foram falados como motivo para levar Neymar e Ganso para a Copa devem ser a explicação. Pensando a longo prazo, tenho minhas dúvidas quanto a qualidade da contribuição desses jogadores à seleção. Dois exemplos claros são Lucas Leiva e Jádson. O primeiro era contestadíssimo pelos torcedores (ingleses) do Liverpool até bem pouco tempo. E lembremos, o Liverpool tem hoje um dos piores elencos de sua história. Jádson já havia jogado uma partida terrível contra a França. Ontem não foi notado em campo por ninguém. E além do mais, o cabra já tem 28 anos de idade.

Neymar se apresentou aos ingleses, dando até entrevistas. Está cavando um lugarzinho no Chelsea?

Quarto: Volto as substituições. Mano mexeu no time muito tarde no segundo tempo. Muitos entraram depois dos 30 do segundo tempo. Em 15 minutos o que você pode mostrar? Não muito. Um exemplo que para mim ficou marcado foi a entrada de Lucas, que foi o único a fazer algo no pouquíssimo tempo que ficou em campo. As vezes se tivesse jogado mais tempo poderia ter aproveitado mais, Mano poderia ter testado algo diferente, a gente poderia analisar melhor a sua atuação. Não só dele, de todos que entraram.

Quinto: a Seleção da Escócia é ridícula. Antes do jogo começar pensei que tinham mandado a seleção de rugbi por engano. A seleção é o puro reflexo da decadência dos clubes escoceses.

Sexto: parece que a Seleção está em stand-by por Ganso e Kaka. E isso pode ser um erro gigantesco. E o porque é simples: Ganso é jovem. Pode não se tornar tudo o que todos achamos que será. Ou pode simplesmente se machucar durante a Copa América por exemplo. E então, quem entraria em seu lugar? Jádson? E sobre Kaká, fico na torcida para que esteja tremendamente enganado, mas não contaria mais com aquele Kaká dos tempos de Milan. Pelo que ele conseguiu jogar depois da contusão e antes de sofrer o novo revés, parecia uma sombra do que já foi um dia.

Sétimo: espero que Mano aproveite a lua de mel. Se os resultados contra as seleções realmente fortes não acontecerem, começarão os questionamentos sobre alguns jogadores, pressão para convocar fulano, questionamentos sobre as substituições tardias….

————————————————————————————–

Cada vez mais perto

Já na NBA os plyoffs se aproximam cada vez mais. E tem acontecido algumas coisas interessantes na liga.

A primeira é a forma espetacular do LA Lakers após o All-Star Game. Apenas uma derrota e umas 15 ou 16 vitórias. O que interessa é que eles só perderam um jogo desde então, pro Miami Heat. Estaria Phil Jackson acordando seus jogadores pela última vez?

Outro destaque vai justamente para o Miami Heat, outro time que se acertou de vez. Devem ter conversado muito no vestiário e se entenderam dentro de quadra. Estão na perseguição ao Boston Celtics para tomar a segunda posição do Leste, porque parece que o Chicago Bulls realmente conseguirão um sensacional primeiro lugar da Conferência.

Falando em Boston Celtics, os verdes de Massachusetts estão ladeira abaixo, assim como o San Antonio Spurs. Ambos estão perdendo jogos fáceis, com erros infantis….Não creio que signifique nada demais, mas tendo os Lakers, Heat e Bulls voando nesse fim de temporada regular, é bom eles abrirem os olhos.

Amanhã o Esporte Interativo transmitirá a partida entre Golden State Warriors e Oklahoma City Thunder. Pra quem gosta de basquete ofensivo, é bom ficar de olho nesse jogo. Monta Ellis e Stephen Curry pelos Warriors e Kevin Durant e Russel Westbrook pelo Thunder são, sem sombras de dúvidas, quatro dos mais promissores jogadores da NBA hoje. Desses, o mais velho é Monta Ellis, com 25 anos e média de 24 pontos por jogo.

E só por curiosidade, estava acompanhando o jogo do Spurs pela internet esses dias quando o streaming caiu e não voltou nem a pau. Passei a acompanhar pelo site da NBA e veja só o que achei:

Reparem no placar ao fim do primeiro quarto de Toronto e Gonden State, o jogo do meio. O Golden State fez quase o mesmo número de pontos que San Antonio e Portland no primeiro tempo inteiro….

Aliás, o Golden State terminou o primeiro tempo com 84 pontos! E o jogo com 138. Pobre Leandrinho!

————————————————————————————

Pra encerrar, parabéns a Rogério Ceni pelo seu gol 100. Ele é um profissional exemplar e apesar de não ser fã dele como goleiro, é indiscutível o legado que ele deixará no São Paulo.

E uma pena que o gol 100 tenha saído na Arena Barueri e não no Morumbi. Tudo bem que por ser contra o Corinthians já valeu para os são paulinos. Ainda mais porque o Morumbi estava alugado por um excelente motivo. Se você leitor não curte, desconsidere, masse você curte boa música, fique com Hallowed Be Thy Name, do Iron Maiden:

One thought on “SeleMano, NBA e Iron

  1. esse time do Mano não vai longe. Não se enganem. Dificilmente a seleção terá chance na Copa de 14.

    E até uma pauta pra você (já que a mídia foge do assunto): é impressão minha ou falta “pé de obra” qualificado no atual futebol brasileiro??? Ficar dependendo de Kaká, Robinho, Ronaldinho Gaucho, e cia bela é um sintoma grave. Vão ficar dependendo do Neymar até 2014???

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s