RedeTV


Dando continuidade a minha análise nada técnica das emissoras de TV, chego agora, precipitadamente à RedeTV.

Precipitadamente pois a emissora paulista não tem lá muita tradição em transmissão de eventos esportivos, mas venceu a licitação para transmissão do Brasileirão. Venceu mas corre o enorme risco de não levar.

Não deve levar por um simples motivo: a emissora é muito jovem, sua cobertura a nível nacional ainda é pequena. Agora que a RedeTV está ampliando a cobertura de seu sinal. O número de afiliadas regionais é pequeno.

Se os clubes “preferem” a Globo porque ela tem maior cobertura em relação a Record, porque aceitariam um acordo com a RedeTV, que ainda engatinha em muitos pontos do país? Vamos lembrar que está tudo ligado. A transmissão na Globo é mais vantajosa porque permite, na teoria, contratos de patrocínios mais “gordos”. Se há desconfiança quanto a capacidade da Record em transmitir o campeonato, imagine a RedeTV.

Mas enfim, esse não é o assunto do post. Vou colocar em cheque as transmissões da RedeTV.

A emissora paulista transmite a Série B já há um bom tempo. Me lembro de acompanhar os jogos do Galo que eram em BH em 2006 pela emissora. A Globo transmitia as partidas do Galo fora de casa. Foi nessa época que muita gente foi conhecer a RedeTV por aqui.

Desde o ano passado eles passaram a transmitir os campeonatos Italiano e Inglês, além da já tradicional Europa League. Também tem o UFC, que rende boa audiência, talvez pelo horário, e transmissões secundárias de automobilismo.

Se a quantidade de eventos transmitidos tem aumentado, a qualidade das transmissões e profissionais não seguiu a tendência. A carência de comentaristas, por exemplo, faz com que repórteres comentem jogos. E o resultado não é muito bom. Nada bom. Fernando Fontana por exemplo, pode ser simpático, um cara legal, mas comentando jogo não serve pra nada. A única participação que ele tem é lendo a carreira de praticamente todos os jogadores em campo. A carreira inteira! Reparem, vai enchendo o saco.

Outro ponto que incomoda é o corintianismo exagerado. De comentaristas e narradores. Especialmente Ronaldo, Milene Domingues e Luiz Alfredo. O último inclusive, parece demasiadamente excitado quando Tevez toca na bola. Ronaldo e Milene não enxergam nada que não tenha o Corinthians envolvido. O que faz os programas esportivos da emissora insuportáveis. Nem a presença divina de Paloma Tocci salva o Belas na Rede de cair sempre em conversar sobre o Corinthians. É um excelente programa pra se assistir com o modo Mudo da TV.

Outro fator que vem incomodando é a falta de conhecimento dos profissionais. Volto a Luiz Alfredo, acrescento Bianconi e Fontana, além do Careca. Parece que eles caíram de para quedas nas transmissões de futebol europeu. Não conhecem a história dos times e dos campeonatos, estão sempre cometendo gafes. Luiz Alfredo parece que ainda não entendeu que a Europa League não é a Liga dos Campeões.

E muito me surpreende um ex-jogador como Carece soltar a bobagem que soltou sábado passado, dizendo que a Juve está em queda desde quando ele jogava lá, no fim dos anos 80. Alguém tem que mostrar ao indivíduo a lista de títulos e os jogadores que passarem pela Juve desde então.

No meio de tanta gente de nível duvidoso, Bruno Prado se salva. É um excelente comentarista e as transmissões com ele ficam mais toleráveis. Ele é um dos poucos que tem conhecimento pra dizer que o Chelsea era e é um time pequeno, por exemplo. Entende de táticas e entende de história. É um exemplar raro na TV hoje, e nem sei como ainda está na RedeTV.

Sílvio Luiz também melhora o nível dos profissionais. Ele não narra  jogo, como nos acostumamos aqui. É um narrador de TV, que supõe (acertadamente) que o telespectador está vendo o jogo, não ouvindo. Não é preciso falar o tempo inteiro, nem interromper o comentarista porque tem um jogador se aproximando da área. E seu Sílvio ainda é engraçado.

A RedeTV peca menos pela falta de equipamento e cobertura, e mais pelas suas limitações de pessoal. Em número e quantidade.Tem muita gente boa, tanto em redes menores e também subaproveitadas em redes maiores. Já que tem dinheiro e estão dispostos a investir tanto em esportes, que melhorem a qualidade de seu pessoal.

2 thoughts on “RedeTV

  1. Discordo com pouco quanto ao Bianconi. Ele pode não entender tanto de futebol europeu mas tenta coordenar um comentário com começo, meio e… E o Giovaneli entra com uma piada besta pra cortar. Fica difícil participar de um programa esportivo assim. Até a Paloma já andou dando uns cortes no Ronaldo Giovaneli pra ele se mancar no Rede Tv Esporte.
    Sobre a falta de pessoal, veja o caso de seu estado. Quantos repórteres a emissora tem em MG? Quanto estão só no esporte?? E isso falando do 2º maior estado do país. Não é Alagoas.

  2. A Rede Tv tem outro grande problema, que é o Brasil, tirando SP. Ai você me pergunta, “Como assim??”. Para o Pânico na Tv ou outro programa qlqr fazer uma externa no Rio, ele tem que alugar uma câmera por aqui ou contratar um freela que tenha uma câmera. É meio absurdo, mas para pra pensar em uma TV como essa, alugando TODO o equipamento para transmissão de jogos em BH, Rio, Salvador, etc. Não dá pra levar muito a sério né?! Eu até gostei da iniciativa do “Belas na Rede”, mas vc tem razão no fato de que tudo tem alguma coisa de Corinthians! Realmente enche o saco. E a falta de comentaristas decentes, é reflexo da expansão das transmissões e de que agora as tvs estão buscando ex-jogadores para comentarem. Já viu o Edmundo com aquela cabeça estranha brilhando na Band?! Não me leve a mal, sou fã dele. Mas como comentarista n rola!

    Abs!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s