Money, get away…..


Não queria escrever sobre isso, mas fazer o que né….É o assunto da semana.

O “rompimento” de alguns clubes, encabeçados pelo Corinthians (ou seria Andres Sanchez?) com o clube dos 13.

E a razão é simples: Dinheiro!

A verdade verdadeira por trás dessa bagunça toda é que a Rede Globo não quer, de maneira nenhuma, perder o Campeonato Brasileiro. E nem quer pagar o preço (absurdo) que o Clube dos 13 quer receber.

A tática é simples: dividir para conquistar. O “racha” envolve o Corinthians e os 4 grandes do Rio de Janeiro, além do Coritiba, equipes que tem um apelo muito maior na mídia do que os outros clubes.

Venho adiando minha opinião sobre essa bagunça de direitos de transmissão há muito tempo, então, aí vai:

A Rede Globo detém os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro desde que Cabral por aqui chegou. Outras emissoras, talvez por falta de estrutura e dinheiro, nunca conseguiram assegurar os direitos para si. Record e Band (SBT talvez?) já transmitiram e ainda transmitem o campeonato pagando à Rede Globo. Curioso lembrar que até há uns 5 ou 6 anos a Record era “parceira” da Globo, lembram-se?

Enfim, vamos ao que interessa. Os direitos de transmissão são negociados a cada triênio. A Rede Globo tinha a preferência para a renovação, algo que foi considerado ilegal pelo CADE. Então o Clube dos 13 decidiu fazer um estudo e estipular um valor para que as interessadas oferecessem um preço “justo”.

A Rede Record, na sua incansável luta contra a Rede Globo, surgiu como uma concorrente de peso. Se dispôs a pagar o tal preço justo, passar os jogos para 20:00, etc,etc,etc.

A Rede Globo não vai mudar o horário da novela, isso é certo.

E a Band, RedeTV e outras nanicas não tem dinheiro pra pagar o valor estipulado. E o SBT….é o SBT né…

Muitos “defensores da liberdade”, “cavaleiros da justiça e do amor”, urraram e comemoraram a chegada do Messias. Finalmente há uma luz no fim do túnel!

Só que a história não é lá bem essa…..Clubes (a maioria) e patrocinadores não querem que a Record transmita o Campeonato com exclusividade. Na prática, não querem que a Globo perca as transmissões.

E as razões são simples: a Rede Globo é a única emissora a realmente a nível nacional, a visibilidade na vênus platinada é infinitamente maior e o preço que a Record vai pagar é absurdo e isso terá que ser repassado para os anunciantes.

Qual o programa esportivo a nível nacional que a Record tem hoje? O tal Esporte Fantástico (alguém já viu?)  muda de horário toda semana! Não há um programa esportivo diário. E nos estados, em qual unidade da federação a Rede Record possui um programa esportivo diário? Pra ser mais radical, onde ela possui jornalistas esportivos e equipes técnicas?

Sou mineiro e não sei se a Record possui um programa esportivo aqui. Já ouvi falar que há (havia) um as 6 e meia da manhã. Excelente horário, não? Aliás, a “influência” da Record em MG é pequena na capital e nula no interior. Em muitas cidades ninguém nem sabe o que é Record. E isso em MG, imagine nos estados do Norte, por exemplo.

Isso fora a qualidade do pessoal da Record. Os poucos que lá estão são fracos. Alguém consegue suportar Éder Luis narrando mais que 13.4 segundos de uma partida? Ele parece garoto propaganda de loja de eletrodomésticos!

Não sou defensor da Globo, especialmente porque me irrita a sua falsa postura “imparcial”. Já disse aqui antes e reafirmo (aqui), o ideal seria se tivéssemos várias emissoras regionais transmitindo os jogos das equipes de seus respectivos estados. Mas isso é utopia.

Nem preciso falar da Band né? Uma emissora que tem certos comentaristas, “só pode tá de brrrrincaderrra né?”

O fato é que a Rede Globo já possui uma estrutura, programas e profissionais preparados para valorizar o Campeonato. Isso é inegável. E é isso que os anunciantes e os clubes querem.

A Record, até por não transmitir nada regularmente (Olimpíadas são a cada 4 anos, né?) não tem estrutura suficiente para transmitir e divulgar o torneio. E a emissora paulista não tem visibilidade nacional.

Mas estamos no Brasil né. Ao invés dos clubes se juntarem e tentarem se valorizar, eles racham. Há fortes indícios de que a Rede Globo seria o motivo da divisão. Ela negociaria com quem quisesse separadamente.

Isso pode abrir um leque gigantesco de opções. Quem impediria a RedeTV de negociar com o Corinthians, por exemplo?

A verdade verdadeira mesmo é que, para a Rede Globo, não é necessário muito mais que os 4 cariocas e o Corinthians pra se fazer um Campeonato Brasileiro. Afinal, TODOS os jogos transmitidos a nível nacional ou envolvem um clube carioca ou um clube paulista. E o clube paulista de maior exposição na mídia, quem é?

Todo cuidado deve ser tomado pra o tiro não sair pela culatra, para todas as partes…

Essa novela mexicana ainda terá muitos capítulos.

2 thoughts on “Money, get away…..

  1. Meio parecido com o que escrevi na minha coluna. Sobre a Record, é do que você disse pra pior. Moro numa região até “boa” e há mais de 2 anos não tem sinal da Record por aqui. Ela rompeu com a afiliada e o povo ficou sem a Fazenda e os mutantes (felizmente).
    Sobre a Globo, ela até deve amar a ideia de transmitir Flamengo e Corinthians em REDE e Flu, Bota SPFC e Palmeiras no pay per view. Isso é o ideal dela. Só não faz por causa de possivel revolta de algumas torcidas. Será super confortável se houver um racha e ela só negociar os jogos dos clubes que interessam.
    Sobre os clubes… HAH!!! um monte de mendigos sujos e bêbados correndo atrás da Globo. Isso está anos-luz de distância de uma Premier League ou NBA.

  2. Mto bom! discordo de algumas coisas mas… mas dane-se! hahahaha! tinha coisas que eu nem sabia, como a “força” da record em minas. e por mais que a globo seja um bicho papão, eu ainda prefiro ela (com os dois sportv) do que a record, band ou sbt. A Band então… deixa pra lá! hahahaha!

    Abraços!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s