SeleMano


Quando terminou a participação brasileira na Copa do Mundo todos caíram em cima de Dunga. A culpa era dele e de Felipe Mello. Neymar teria, com certeza, ganhado o título sozinho para o Brasil. Mesmo sem nunca ter jogado pela seleção e ainda ser um moleque em todos os sentidos, afinal,  ele estava acostumado a enfrentar jogadores de nível apurado, como os jogadores da Naviraiense.

Dunga, claro, teve sua parcela de responsabilidade pelo fracasso (responsabilidade, não culpa). Sua carranca só piorou as coisas.

Crucificaram o Dunga. E alguém se lembra dos nomes cotados pela imprensa após a demissão do Zangado? Luxemburgo (!!!), Felipão(!!) e Muricy. Com a recusa de Muricy o nome anunciado foi Mano Menezes. Ex-treinador de Corinthians e Grêmio.

A imprensa, talvez por se tratar de um treinador do Corinthians, adorou. Alguns jornalistas quase gozaram de tanto prazer após aquela “espetacular, incrível, mágica, alegre” vitória contra os EUA, no primeiro amistoso sob o comando de Mano.

Me lembro que cheguei em casa da faculdade e liguei a TV para saber o resultado do jogo e estava passando o Central da Copa. Tomei um susto, porque pelo que sabia, a Copa tinha acabado um mês antes. E o maior susto foi a expectativa que eles criaram pelo resultado da partida. Pra quem não se lembra a Globo não transmitiu a partida. Galvão e o chatinho do Tiago Leifeirt falaram tanto, mas tanto do futebol alegre e ofensivo da seleção, que eu realmente achei que o Brasil havia pulverizado. Uns 7×0 no mínimo.

Quando terminou o VT, eu ri. Ri tão alto que assutei meu irmão.

Tive a certeza que Mano teria problemas sérios na seleção. Não com jogadores. Com a imprensa.

O segundo jogo já foi mais apático, contra a toda poderosa seleção iraniana. Logo depois veio outra vitória contra a Ucrânia. E o Brasil fechou 3 vitórias seguidas, fato que valeu algum recorde obscuro que não me lembro agora. Elogios, elogios, elogios. Era a única coisa que a imprensa sabia fazer.

Veio o primeiro adversário verdadeiro, a primeira seleção que faz o jogo amistoso valer alguma análise e perdemos. E agora contra a França outra derrota.

E comecei a ouvir um burburinho….

Não quero jogar pedras. Não tenho nada contra Mano. Mas se a André Santos, Jucilei, Carlos Eduardo, Mariano, Wesley, Sandro, André e Douglas (!) são jogadores merecedores de chance na seleção, o que difere Mano de Dunga?

Alguns desses jogadores jogam em campeonatos tão obscuros que duvido que Mano tenha visto algum jogo desses times. André Santos joga no Fenerbahce. André era reserva do Dinamo de Kiev, Jadson joga no Shaktar, ambos da ucrânia.  Carlos Eduardo se destacou tanto no Hoffenheim que foi para o todo poderoso Rubin Kazan. E Jucilei?

Alguém me explique porque não houve questionamentos sobre esses jogadores? Dentre outros, que não me lembro agora. Alguém se lembra quando Dunga convocava Afonsos da vida e todo mundo ridicularizava, perguntando se Dunga via o campeonato Holandês?

O tal futebol alegre não se repetiu mais. O Brasil foi tão burocrático contra a Ucrânia quanto nos piores momentos da era Dunga. Se a chave para o futebol alegre é Neymar, estamos com problemas.  Temos uma Neymardependência? Só jogaremos o tal futebol alegre com ele em campo? E quando Neymar se machucar? E quando Neymar se cansar? E contra a Argentina, ele ‘encantou’? E quando ele se revoltar? A CBF demitirá Mano?😀

Alguns dirão que com a volta de Ganso e Kaka o meio campo melhora. Será? Kaka não anda jogando metade do que pode jogar já tem um bom tempo. E Ganso ainda deve evoluir muito. E irá. Ele é o nome que aposto alto para 2014, 2018 e por aí vai. Mas não podemos confiar em apenas um nome.

E sobre a convocação “cassino” de Ronaldinho? Outro reserva que foi convocado para a seleção e para ser titular. Foi tão nulo quanto sempre com a camisa amarelinha. As vezes tenho a impressão que os únicos momentos realmente bons de Ronaldinho pela seleção tenham sido em 2002 e em alguns jogos na era Parreira.

Nos primeiros momentos, a única coisa que a imprensa soube falar foi do tal futebol alegre que havia voltado. Agora já ouço algumas críticas meio disfarçadas. Uns torcendo a cara pra alguns nomes…

A imprensa fazia estardalhaço após cada partida da seleção na era Dunga. Até quando era apenas um amistoso. Agora me parecem muito quietinhos. Será culpa?

É bom Mano tomar cuidado. Muito cuidado. Essa imprensa marrom costuma crucificar na mesma velocidade que endeusa as pessoas. Basta uma resposta mais grossa que todo esse pessoal vai começar a caça ao Mano.

O que eu acho: minha opinião é de torcedor, mas vamos lá. Acho que é cedo para avaliar o trabalho de Mano. Na Copa América teremos a primeira avaliação real, saberemos se esse pessoal aguentará a pressão. Entretanto alguns nomes que Mano convoca parecem ser tão discutíveis quanto os de Dunga. Não consigo ver esses jogadores aguentando a responsabilidade numa Copa do Mundo.

O nível das apresentações contra Argentina e França me deixaram com a pulga atrás da orelha. Veremos como ele monta a equipe com mais tempo para treinos.

Acho que Mano nunca foi treinador de montar times “alegres”. Mano sempre foi muito eficiente, montou times pegados, fortes na marcação e que matam o jogo quando tem chance. E gosto desse tipo de futebol.

Acho que a imprensa está pegando leve com Mano. E é aí que mora o perigo.  Críticas construtivas são importantes, mas essa imprensa brasileira é sensacionalista. Parece que está todo mundo muito quietinho.Na primeira fraquejada e vão começar a pedir a cabeça do gaúcho. Abre o olho Mano!

ps: ouvi elogios, mas ouvi críticas. A minha opinião sobre as camisas de Brasil e França é só uma: a Nike não tem mais o que inventar. É simples, camisa de seleção não tem como ficar fazendo papagaiada nem patrocínio, então, pra vender um “novo modelo”, coloque uma faixa ridícula e diga que representa um escudo de proteção para os guerreiros da seleção. Piada né? Não! Ou então faça uma camisa retrô. Achei que essa modinha tinha passado.

E perdoem qualquer erro de português. Tô com pressa!

2 thoughts on “SeleMano

  1. Parabéns pelo texto. Você tá 98,6% certo.
    Sobre o Dunga já falei (até quando não devia ou podia) no Tevezona.
    Sobre o Mano é por aí mesmo. Ele montou um time mediano e espera uma proeza do Neymar num dia inspirado. Nada mais.
    Felizmente a imprensa, após 8 (!!!!!!!!) anos percebeu que o Robinho só é bom pra pedalar. Não resolve chongas. A coisa mais engraçada do mundo é pegar um jornal/revista de 2002 ou 2003 e ver como endeusavam ele.

    Sobre a camisa… o próximo modelo da naique será pelo avesso. Sim, só virando a camisa. Talvez vendam mais alguns milhões de camisetas pra molecada remelenta😡

  2. Então… Mano queria implantar na seleção, um meio campo estilo losango, com um cabeça-de-área, dois meias-volantes abertos nas pontas e um camisa 10 armando. Ai veio o fator Robinho, que por se achar intocável, quer jogar aberto na ponta esquerda e não como segundo atacante, atrás do Pato. Com isso, Renato Augusto foi pra ponta direita e sumiu no jogo, deixando o meio-campo aberto e sem criação. Até alguém parar pra pensar que não dá pra contar com o Robinho PRA NADA, vai demorar, ou talvez até, nunca vai acontecer. No meu último post eu falei sobre a mentira-Robinho e descobri que a média de gols dele na seleção é de 0,24. Menos de um gol a cada 4 jogos! Kaká que nunca apareceu por fazer muitos gols tem média de 0,32. A média do Robinho é mais parecida com a do Elano (2,0) do que com a do Kaká, que nem atacante é.
    Mano faz umas experiências que também me deixam de cabelo em pé. Elias e André Santos não podem ser titulares do Brasil. Mas pelo menos, teve coragem de colocar Thiago Silva e David Luis para a dupla de zaga, desde o primeiro jogo. Eu ainda acredito na volta de Kaká e Ganso. E o tal do plano B para eles, se chama Phillipe Coutinho. Pode escrever isso! hahaha!

    Abração!!

    levapramaternidade.blogspot.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s