Cadê você, Juve?


Traduzi livremente a manchete online do Tuttosport, diário esportivo de Torino (ou Turim, como queiram). A verdade é que estou fazendo esta pergunta há tempos.

A Juventus sofre outro baque

A derrota de hoje foi para a Roma, no Olimpico di Torino. Dois a zero. Não teve baile, até porque a equipe gialorossa não é lá nenhuma máquina. Se fosse a Juventus teria apanhado feio.

Vi o jogo, via Internet😀 , e não gostei nada do que vi. A Juventus chegou a demonstrar em alguns momentos da temporada um futebol convincente, suficiente para garantir um lugar na próxima Liga dos Campeões. O que é muito pouco pelo tamanho da Juventus, mas seria muito bom dado o momento atual. Mas no geral, a equipe continua apresentando os mesmos pecados há anos: falta de criatividade e falta de vontade.

Parece que há jogadores que vestem a camisa da Vecchia Signora e não tem uma dimensão real do tamanho desse clube. Uma equipe 27 vezes campeã italiana, 2 vezes campeã da Liga dos Campeões e que tem a maior torcida, disparado, da Itália, merece jogadores mais comprometidos e cientes do peso que essa camisa tem.

Hoje, com Krasic iniciando no banco, a Juventus parecia um ajuntado de pelada de fim de semana. Sem exageros. Bola pra frente que uma hora dá certo. Se não tá dando certo, tijolada pro Del Piero. Aliás, a tática Fresh Prince of Bel Air, está rolando solta: debaixo da trave pra marcar o gol, bola pro Del Piero. Na sua grande área com o campo livre pra armar alguma jogada, bola pro Del Piero. Situação tá feia, bola pro Del Piero.

Só que Del Piero não é mais nenhum menino. A idade o impede de imprimir seu ritmo de jogo o tempo inteiro. Ele está mais lento e Luigi del Neri precisa perceber isso. Ele continua excelente nas bolas paradas e foi nesse tipo de jogada que a Juventus levou mais perigo à Roma.

Krasic entrou no lugar de Amauri, apagadíssimo e limitadíssimo. E o sérvio, que alguns mais exaltados chamam de “novo Nedved”, passou tão despercebido quanto Amauri. Não conseguiu nada produtivo.

Resultado: a Juventus está eliminada da Copa da Itália. Esse fracasso junta-se a eliminação na Liga da Europa, na primeira fase, quando a equipe bianconera foi eliminada após empatar as seis partidas de seu grupo e a fraca campanha no Italiano, nove pontos atrás do Milan.

Desde 2006, quando estourou o escândalo do Calciopoli e a Juventus foi sumariamente (e injustamente) rebaixada à segunda divisão, a Velha Senhora não é mais a mesma. Falarei especificamente disso mais adiante, mas já adianto meu pensamento: de todos os envolvidos naquele escândalo a Juventus foi a equipe que recebeu a maior punição. E aquele escândalo, que também resultou numa punição ao Milan, abriu espaço para o domínio recente da Inter de Milão.

Só que as mãos do Moratti não estavam limpas. Há atualmente na Itália uma grande pressão por parte dos dirigentes da Juventus para que os títulos de 2005 e 2006 voltem a ser considerados, já que, como se sabe hoje, a Inter de Milão também teve seu dedinho metido na sujeira.

A Juventus, de Platini, Zidane, Nedved, Ibrahimovic, Thuram, Ferrara, Vialli, Baggio, Boksic, Deschamps, Laudrup, Trezeguet e Scirea, entre outros, se transformou em um time comum. Um time de Amauri, Iaquinta, Poulsen, Zebina, …..

Triste.

3 thoughts on “Cadê você, Juve?

  1. “A Juventus, de Platini, Zidane, Nedved, Ibrahimovic, Thuram, Ferrara, Vialli, Baggio, Boksic, Deschamps, Laudrup, Trezeguet e Scirea, entre outros, se transformou em um time comum.” Cara esses jogadores da Juventus eram de uma Era saudosa. Cada um desses jogadores marcou época na equipe. Nedved saiu e até hoje procuram um substituto a altura, se é que existe, contrataram o Krasic que ate lembra um pouco o tcheco… Só falta dá a camisa 11 para o lourinho sérvio que vão explodir manchetes “O novo Nedved” e coisa e tal. Zidane e Ibra nem se fala. Alías o sueco está arrebentado na Milan. A sorte é que dessa galera ai o não citado Del Piero é o unico resquício desses bons tempos da Juve, que desde o escandalo Calciocaos e o descenso a segunda divisão não é mais a mesma.

  2. Marco: tem um pouco dos dois, eu acho, mas a Juventus pagou caro demais e desistiu cedo demais dele. O Diego começou muito bem mas caiu demais, junto com todo o time. E ser treinado pelo Zaccheroni não ajudou, né….Acho que ele merecia uma segunda temporada. Paciência.
    Hamurabi: citei grandes nomes da Juve nos últimos 30 anos, Del Piero e Nedved são dois dos maiores que vi jogar. A queda pra segundona acabou com uma equipe espetacular, que será tema de um outro post mais pra frente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s